Skip directly to content

Passeios Bonito MS

Sobre

Descrição

Bonito é uma cidade e centro de ecoturismo no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul. A área circundante é conhecida pelos rios de água translúcida, como o Rio da Prata, um destino de snorkeling repleto de peixes. O Abismo Anhumas é uma enorme caverna coberta de estalactites que permite a prática de rapel e de mergulho num lago subterrâneo. Bandos de araras criam ninhos no profundo Buraco das Araras, de cor ocre. ― Google
População: 22.190 (2020)
Altitude: 315 m
Área total: 5 373,016 km²
Clima: tropical (Awii)
Distritos: Lista: Bonito (sede), Baía das Garças, Jabuti, Pitangueiras;
Emancipação: 2 de outubro de 1948 (75 anos); - de Miranda
Fundação: 11 de novembro de 1915 (108 anos)
 
 

Calendário de Temporada

 
Calendário de ALTA TEMPORADA 2024:

• Férias Escolares - 01 a 28/01
• Carnaval - 10 a 13/02
• Semana Santa/Páscoa - 29 a 31/03
• Corpus Christi - 30/05 a 02/06
• Férias Escolares - 06 a 28/07
• Semana N. Sra. Aparecida - 12 a 15/10
• Proclamação da República - 15 a 17/11
• Férias Escolares - 14 a 31/12
 
 

Dicas de Viagem

 
1 - Qual melhor época para ir para Bonito?

Bonito é um destino que pode ser visitado o ano inteiro, mas que oferece experiências diferentes em determinadas épocas, por isso, não podemos dizer que há melhor ou pior período para visitar, vai depender do perfil de viajante. Podemos diferenciar as experiências durante o ano, principalmente entre inverno e verão:

Verão em Bonito

É a estação com maior volume de chuvas em Bonito - entre dezembro e março -, época de maior calor e temperaturas na casa dos 35ºC. Nesses meses, as cachoeiras estão mais volumosas e a vegetação em seu estágio máximo de beleza, porém, há chance dos rios ficarem menos cristalinos. É neste período - entre dezembro e janeiro - que a Gruta do Lago Azul mostra toda sua beleza, por volta das 8 horas da manhã os raios de sol entram na gruta e a magia se transforma. Já no Abismo Anhumas - entre novembro e janeiro - esse fantástico feito da natureza acontece por volta do meio-dia.
Neste período também, por conta da piracema, pode-se avistar menos peixes nos rios.
Balneários e cachoeiras são o carro-chefe neste período.

Inverno em Bonito

A estação mais seca em Bonito ocorre entre os meses de maio e agosto. Neste período os rios ficam mais cristalinos e repletos de peixes. É também, ótimo período para avistamento dos animais típicos da região, eles saem em busca de água e acabam ficando mais à vista para os visitantes. Ótimo para fazer trilhas, uma vez que a chance de chover é bem menor e a temperatura mais agradável.
Fazer os passeios de flutuações neste período, é uma experiência muito boa, com a escassez de chuvas, a visibilidade na água atinge o auge.

Primavera e Outono em Bonito

As estações intermediárias são uma boa época para conhecer Bonito. Chuva, calor ou frio não são garantidos neste período, mas a meia-estação garante grandes chances de aproveitar ao máximo todos os atrativos turísticos de Bonito e região com um clima mais agradável.

2 - Qual o tempo de permanência ideal em Bonito?

Permanência ideal em Bonito é algo que depende de vários fatores como, disponibilidade de tempo e orçamento, perfil do viajante - para conhecer os atrativos de forma mais intensa ou tranquila -, intenção de experiências em vários, principais ou poucos atrativos, lembrando que há passeios com duração de um dia inteiro, outros meio período do dia. Um bom planejamento antecipado vai auxiliar muito na definição da permanência em Bonito, principalmente se a intenção é vir em alta temporada, onde a compra antecipada dos vouchers é importante, haja vista o grande número de visitantes e a limitação diária de pessoas por atrativo.
Muitos consideram que 5 dias é o período ideal de permanência (sem contar os dias de chegada e partida da cidade), para que possa ser realizado um passeio de cada tipo. Caso queira aproveitar a estada e incluir um roteiro rápido ao Pantanal, considere mais 1 ou 2 dias.

3 - O que levar para Bonito, e não pode faltar na mala?

Antes de tudo, considere a época da viagem para Bonito. O clima em Bonito é quente e úmido na maior parte do ano, mas se a viagem ocorrer nos meses de inverno a mala deverá ser acrescida de mais alguns itens. Além disso, a Capital do Ecoturismo e região possuem passeios na natureza e urbanos, e a noite é repleta de possibilidades para curtir.
Então, além de muita disposição, é indispensável levar:

Vestuário:

Roupas leves e confortáveis, como camisetas de malha, shorts (verão);
Bermudas e shorts (verão);
Saias e vestidos (verão e passeios noturnos);
Camisetas e blusas leves (verão e inverno);
Agasalho, um casaco leve ou blusa de manga longa (inverno e passeios de grutas);
Calça confortável ou legging (trilhas, cavalgadas, passeios de bicicleta e rapel);
Roupas de banho (biquíni, maiô e sunga);
Toalha para banho (para os passeios, que na sua maioria são de atividades aquáticas);
Camisa com proteção solar (opcional).

Calçados:

Tênis/papete ou outro sapato fechado com sola antiderrapante;
Chinelo ou outro calçado aberto com sola antiderrapante;
Bota de trekking para trilhas (opcional);
Calçado subaquático (opcional).

Acessórios e equipamentos:

Boné, chapéu ou viseira;
Capa de chuva com capuz ou guarda-chuva;
Óculos de sol;
Mochila pequena (para uso nos passeios, onde possa levar lanches, frutas, água, toalhas, equipamentos eletrônicos. Algumas atividades de ecoturismo exigem que vá preparado);
Garrafa térmica para água (principalmente em trilhas);
Câmera fotográfica ou celular;
Câmera subaquática (opcional).

Higiene, beleza e proteção corporal:

Protetor solar (mínimo FPS 30);
Repelente de insetos (os passeios de natureza, em sua maioria são diurnos, e há mosquitos e pernilongos);
Hidratante e loção pós-sol.

Outro fator importante que devemos levar em consideração, é que a água de Bonito tem uma alta concentração de magnésio, cálcio e potássio. Por isso, a pele e o cabelo podem ficar mais ressecados após o banho. Pode ser necessário levar alguns produtos para manter a boa saúde e aparência dos cabelos e da pele.

Uma boa dica é levar sacos plásticos, cabem em qualquer lugar e podem auxiliar para colocar sapatos, separar roupas sujas ou molhadas durante os passeios.

4 - Precisa contratar guia de turismo em Bonito?

Em Bonito, precisa de guias. Você não pode visitar os atrativos por conta própria, mas fique tranquilo, pois o guia e o custo já estão incluídos no voucher na compra do passeio. Apenas os atrativos Day-Use dispensam o acompanhamento de guias de turismo.

5 - Posso visitar os atrativos de Bonito sem guia de turismo?

Apenas os atrativos Day-Use dispensam o acompanhamento de guias de turismo. Em todos os demais é obrigatório o acompanhamento de guia, porém não se preocupe, pois o guia e o custo já estão incluídos no voucher na compra do passeio.

6 - Quando é a baixa temporada em Bonito?

calendário de Baixa Temporada (BT) em Bonito corresponde ao período de final de janeiro ao início de julho e, final de julho a meados de dezembro, excluindo os feriados de Carnaval, Semana Santa, Corpus Christi, Nossa Senhora Aparecida e Proclamação da República, conforme calendário de baixa temporada definido anualmente pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e pela Secretaria Municipal de Turismo de Bonito (Sectur), respectivamente. Na prática, é esse calendário que define a variação no valor dos passeios e hospedagens.
Se preferir um ambiente mais tranquilo e preços mais acessíveis, a baixa temporada pode ser a melhor opção, além dos passeios reduzirem os valores, os hotéis costumam fazer promoções especiais. Se você programar a viagem com antecedência, consegue economizar e até agendar melhor a logística dos passeios mais procurados. Na alta temporada as vagas se esgotam com mais facilidade devido ao maior número de visitantes e o limite diário de visitação.

7 - Quando é o período de alta temporada em Bonito?

calendário de Alta Temporada (AT) em Bonito corresponde ao período de meados de dezembro ao final de janeiro e o mês de julho, incluindo os feriados de Carnaval, Semana Santa, Corpus Christi, Nossa Senhora Aparecida e Proclamação da República, conforme calendário de temporada definido anualmente pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e pela Secretaria Municipal de Turismo de Bonito (Sectur), respectivamente. Na prática, é esse calendário que define a variação no valor dos passeios e hospedagens.
Bonito conta com visitantes durante todo o ano, mas em alguns períodos a procura é maior, e é neste período que o turismo se intensifica na cidade e região, com grande número de visitantes nos atrativos turísticos e por consequência na rede hoteleira, por isso a necessidade de fazer as reservas antecipadas para os passeios e hospedagem. Mas é garantido um clima mais animado e quente, e pode ser a melhor escolha. Mas venha sabendo que os valores dos passeios e hospedagens são diferentes da baixa temporada.
Se você programar a viagem com antecedência, consegue economizar e até agendar melhor a logística dos passeios mais procurados. Na alta temporada as vagas se esgotam com mais facilidade.

8 - Os preços dos passeios são os mesmos em todas as agências de Bonito?

Os valores dos atrativos de Bonito são tabelados, todas as agências praticam o mesmo preço e não tem como barganhar descontos. Os preços já incluem a entrada, guias de turismo, equipamentos e seguro.
Os ingressos/tickets para os atrativos de Bonito, ou vouchers únicos, são emitidos pela agência com cópias para os atrativos e guias de turismo e controlados pela Prefeitura Municipal. Esse processo permite o controle da capacidade de carga dos atrativos, além de servir de base para estatísticas do setor.
Isso proporciona transparência e respeito aos visitantes.

9 - Onde comprar ingressos mais baratos em Bonito?

Em Bonito não há concorrência de preços dos atrativos turísticos. Em busca da transparência e respeito aos visitantes os valores são tabelados. Todas as agências praticam o mesmo preço e não tem como barganhar descontos. Os preços já incluem a entrada, guias de turismo, equipamentos e seguro.

Os ingressos/tickets para os atrativos de Bonito, ou vouchers únicos, são emitidos pela agência com cópias para os atrativos e guias de turismo e controlados pela Prefeitura Municipal. Esse processo permite o controle da capacidade de carga dos atrativos, além de servir de base para estatísticas do setor.
Isso proporciona transparência e respeito aos visitantes.

10 - O que comer em Bonito MS?

Visitar Bonito e região vai muito além de seus rios cristalinos e paisagens de tirar o fôlego. O melhor destino de ecoturismo do Brasil é exaltado também por sua rica culinária, com pratos típicos e deliciosos do Cerrado e do Pantanal e as influências do Sul e dos países vizinhos (Paraguai e Bolívia).

São diversas as opções de cafés, hamburguerias, bares, pizzarias, churrascarias, restaurantes que servem pratos típicos, como carnes exóticas (jacaré-do-pantanal, por exemplo), os peixes nativos, como o pintado e o pacu, também estão presentes e se destacam pela composição e sabor de seus pratos, servidos de várias formas: ao urucum, assado, grelhado, frito e ensopado, além da famosa traíra sem espinha.

A cultura pantaneira está sempre em destaque na mesa, com o quebra-torto (arroz carreteiro, ovos e farofa) e a comida (dos peões) de comitiva (carreteiro, feijão, mandioca, macarrão tropeiro, charque e carne de sol). A comida pantaneira se realça nos cardápios oferecidos pela rede gastronômica de Bonito, com presença forte de doces caseiros de sobremesa.

Nesse rico universo de iguarias serranas, também se destacam as carnes exóticas, como a de jacaré-do-pantanal criado em cativeiro, cuja carne branca com sabor suave e textura semelhante à de frango se diferencia do animal da natureza, cujo abate é proibido. Para testar o paladar e sentir o aroma dos frutos da terra, os chefs recomendam experimentar a guavira, comum na região, que pode ser servida com molho em pratos com carnes.

11 - Onde comer em Bonito MS?

Bonito também é referência na culinária sul-mato-grossense. São diversas as opções de cafés, hamburguerias, bares, pizzarias, churrascarias, restaurantes que servem pratos típicos, como carnes exóticas (jacaré-do-pantanal, por exemplo), os peixes nativos, como o pintado e o pacu, também estão presentes e se destacam pela composição e sabor de seus pratos.

12 - É possível comprar ingressos diretamente na entrada dos passeios em Bonito?

Não. Todos os passeios devem ser planejados com antecedência. Esse processo permite o controle da capacidade de carga dos atrativos, além de servir de base para estatísticas do setor. A capacidade de carga tem como objetivo a preservação da natureza na região.

13 - Todos os atrativos de Bonito precisam de agendamento prévio?

Com objetivo de preservação ambiental, o número de visitantes nos atrativos turísticos têm controle de limitação diária. Por isso, é importante o agendamento prévio, já que as vagas são limitadas e bastante concorridas. Em período de alta temporada é sugerido que se faça com boa margem de antecedência.

14 - Com que antecedência reservar passeios em Bonito?

1 mês de antecedência para períodos de baixa temporada (BT) - fora de férias escolares e feriados prolongados;
3 meses de antecedência para períodos de alta temporada (AT) - de meados de dezembro ao Carnaval, férias de julho e feriados prolongados;
6 meses de antecedência para os períodos festivos de Réveillon e Carnaval.

Leve em consideração que alguns atrativos são muito concorridos em qualquer época do ano, como a Flutuação no Rio da Prata e a visita à Gruta Azul.

15 - Como reservar os passeios de Bonito?

Garantir seus passeios em Bonito é relativamente fácil, o Portal Bonito agiliza a reserva dos passeios pela internet, assim como, oferece atendimento via WhatsApp (+55 67 99680-3926) para consultas e solução de dúvidas on-line.
É possível também, com auxílio de nossa equipe, planejar um pacote personalizado para o período desejado preenchendo o formulário de reservas.

Seu voucher (ingresso) é encaminhado automaticamente para seu dispositivo, dispensando o comparecimento na agência, tempo que poderá utilizar para curtir um pouco mais em Bonito.

Passo a passo para a reserva dos passeios:

1 - Escolha o passeio de sua preferência (aventura, flutuação, balneários, grutas, mergulho, contemplação, arvorismo, aquáticos, etc);
2 - Clique no botão COMPRAR e aguarde o redirecionamento para a agência credenciada parceira. Na página do produto, basta informar os dados para concluir a compra de forma totalmente segura, pois todo o processo é executado utilizando criptografia de chave segura, tanto no Portal Bonito quanto nas agências parceiras.
3 - Indique o número de pessoas (adultos, crianças e melhor idade), data e horário de sua preferência e os dados de identificação de cada um;
4 - Continue escolhendo os demais atrativos e datas, caso seu interesse seja visitar mais de um atrativo;
5 - Conclua confirmando sua opção de pagamento, que poderá ser em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito.

Lembrando, poderá incluir também todos os trajetos para os atrativos em Transfer Compartilhado na mesma compra bastando clicar na aba Transporte.

16 - Posso comprar e agendar os passeios de Bonito on-line?

Sim. De forma prática e em ambiente seguro e verificado, pode-se adquirir e agendar as datas para os atrativos turísticos de Bonito. Uma forma rápida, segura e tranquila para programar sua viagem com antecedência necessária, garantindo assim sua visita aos atrativos, principalmente quando sua viagem ocorrer em períodos de alta temporada.

17 - Quantos passeios podem ser feitos por dia em Bonito?

Considerando que os atrativos turísticos de Bonito, em sua maioria, dividem-se em passeios de meio período e dia inteiro, mais comumente é fazer 2 passeios por dia. Dependendo do perfil do visitante, pode ainda ser incluído um passeio noturno.
Bonito oferece além dos atrativos de natureza, uma noite repleta de possibilidades para curtir a permanência na cidade. A sugestão é aproveitar não somente os atrativos turísticos, mas também a face cultural e descontraída da cidade.
 
 
 
VER GALERIA COMPLETA AQUÁRIO NATURAL: Iniciando com uma caminhada de aprox. 700m em mata ciliar até a nascente do rio Baia Bonita, onde é realizada a flutuação de aprox. 800m apreciando a diversidade de peixes e plantas subaquáticas. Na volta pela trilha dos animais aprox. 1.000m o visitante poderá avistar pássaros e animais silvestres e saltar da tirolesa no encontro dos rios. OBS: Barco de apoio acompanha todo percurso.

Duração: meio dia.
Distância: 7,7 km
Idade mínima: Livre.

 

 

 
VER GALERIA COMPLETA  RECANTO ECOLOGICO RIO DA PRATA: O transporte do passeio leva os visitantes até o início da trilha interpretativa de aprox. 2.200m a ser percorrida na área de RPPN, convivendo com aves e animais silvestres até o início da flutuação por cerca de 2.000m na nascente do rio Olho D’agua e mais 600m pelo rio da Prata. OBS: Não possui barco de apoio.

Duração: dia todo.
Distância: 50,2 km
Idade mínima: 08 anos.

 

 

 
VER GALERIA COMPLETA RIO SUCURI: O transporte do atrativo levará os visitantes ao início da trilha interpretativa de aprox. 500m, percorrida na mata ciliar levando o visitante até a nascente que já foi cenário de novelas e programas de TV. Na flutuação por cerca de 1.800m, o visitante poderá apreciar a beleza da flora subaquática e interação com diversos cardumes de peixes. OBS: Barco de apoio acompanha todo percurso.

Duração: meio dia.
Distância: 16,5 km
Idade mínima: Livre.

 

 

 
VER GALERIA COMPLETA BARRA DO SUCURI: A aventura começa subindo o rio Sucuri num delicioso passeio de barco a remo de aprox. 1.300m conhecendo a fauna e flora local. O retorno acontece em uma belíssima flutuação com os peixes e a vegetação subaquática, terminando no encontro das águas do Rio Sucuri com o rio Formoso. OBS: Barco de apoio acompanha todo percurso.

Duração: meio dia.
Distância: 16,5 km
Idade mínima: Livre.

 

 

 
VER GALERIA COMPLETA LAGOA MISTERIOSA: Começa com uma pequena trilha interpretativa de 600m em meio à mata que circunda a dolina, conduzindo os visitantes até o mirante, de onde é possível contemplar toda a beleza da Lagoa. O acesso é feito através de uma escadaria de 179 degraus. Na flutuação a visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa é impressionante. OBS: Não possui barco de apoio e opera somente de abril a inicio de outubro.

Duração: meio dia.
Distância: 50,2 km
Idade mínima: 08 anos.

 
 
 
 
NASCENTE AZUL: Tem início com uma caminhada leve de mais ou menos 300m pela mata ciliar, exuberante e diversificada com fauna e flora, tufas de calcário e bosque das figueiras. A nascente é repleta de peixes e plantas que ornamentam o ambiente e o receptivo em frente ao lago da Capela. OBS: Não possui barco de apoio e para quem vai fazer a flutuação, o Lago da Capela já está incluído.

Duração: meio dia ou dia todo.
Distância: 31 km.
Idade mínima: 02 anos.

 
 
 
 
 
BONITO AVENTURA: Iniciando com uma caminhada de 1.800m pela mata Atlântica até o píer da figueira onde se inicia a flutuação de 2.200m o rio Formoso, que é pura aventura, pois é permitido ao visitante praticar apnéia e mergulho livre durante o percurso, passando por diversas corredeiras e cardumes de peixes que dão ainda mais emoção ao passeio.

Duração: meio dia.
Distância: 6,2 km
Idade mínima: 07 anos.

 
 
 
 
 
PARQUE ECOLÓGICO DO RIO FORMOSO: A permanência na lagoa com caiaque, stand up, tirolesa, já está inclusa no valor dos passeios vendidos separadamente.

Duração: meio dia ou dia todo.
Distância: 6,6 km
Idade mínima: 07 anos.

BÓIA CROSS CABANAS: Uma caminhada de aproximadamente 300m em trilha suspensa na mata ciliar leva até o ponto inicial do passeio, uma emocionante aventura nas corredeiras do rio Formoso em bóias individuais, com acompanhamento de monitores, num percurso de aprox. 1.200m enfrentando três cachoeiras e três corredeiras (40 minutos de descida). O retorno é por trilha de aproximadamente 100m na mata ciliar que permite a observação da fauna e flora local.

Duração: meio dia.
Distância: 6,1 km
Idade mínima: 06 anos .

 

 

 
PORTO DA ILHA - BOTE RIO FORMOSO: Realizado em botes infláveis num percurso de 6 km, passa por três cachoeiras e duas corredeiras com uma parada para banho de aprox. 20 min. Durante o percurso tem-se a oportunidade de contemplar a fauna e flora local até o desembarque no Porto da Ilha. Duração: meio dia.

Duração: meio dia.
Distância: 11,8 km
Idade mínima: 05 anos.

 

 

 

 
PORTO DA ILHA – DUCK RIO FORMOSO: Realizado em canoa inflável, com capacidade para 02 pessoas. O passeio começa no Porto da Ilha onde são recebidas as instruções e os equipamentos de segurança. Após isso, o visitante sobe o rio Formoso aproximadamente 02 km até uma parada de banho, o retorno passa por duas cachoeiras e uma corredeira.

Duração: meio dia.
Distância: 11,8 km
Idade mínima: 05 anos.

 

 

 

 
CABANAS ARVORISMO: Um percurso de 300m de extensão com altura variando de 4m a 15m do solo. São 20 estações de dificuldades gradativas, com duas tirolesas, sendo a última uma tirolesa aquática no rio Formoso. Antes do início do passeio haverá um breve treinamento para familiarizar o visitante com os equipamentos e o percurso.

Duração: meio dia.
Distância: 6,1 km
Idade mínima: 06 anos.

 

 

 

 
PORTO DA ILHA: Conhecido como a antiga Ilha do Padre é um dos primeiros locais visitados em Bonito, hoje com a estrutura toda reformada conta com restaurante, sanitários e uma série de atividades (vendidas separadamente). Na área de banho com suas cachoeiras, é mais uma opção para aqueles que buscam descanso e lazer.

Duração: meio dia.
Distância: 6,1 km
Idade mínima: 06 anos.

**Day Use** Áreas de banho com acesso a cachoeiras, slack-line de uso livre e ampla área de descanso às margens do rio Formoso. Duração: Livre

**Bóia Cross** Realizado em bóias infláveis com capacidade para 01 pessoa por bóia, descida de 300m passando por duas cachoeiras e uma corredeira. Duração: Aproximadamente 40 minutos

 
ROTA ZAGAIA QUADRICICLO: Percurso de 3,5 km dentro do “Zagaia Eco Resort”, passando por mata nativa e vários obstáculos, podendo observar aves e animais silvestres. O passeio de cerca de 50 min, é realizado em quadriciclos individuais ou duplos. OBS: Usar calça e tênis.

Duração: Meio Dia.
Distância: 1,2 km
Idade mínima: 05 anos.

(crianças acima de 09 anos garupa / Pilotando somente a partir de 16 anos)

 

 

 
LOBO GUARÁ BIKE ADVENTURE: Percurso total de 17 km acompanhado por um monitor, o visitante inicia o percurso em direção ao Parque Ecológico rio Formoso pela ciclovia. Chegando no atrativo será convidado ao plantio de muda nativa na mata ciliar do rio Formoso e em seguida continuarão por trilhas com duas paradas para banho e contemplação.

Duração: Meio Dia.
Distância: Centro
Idade mínima: 12 anos.

 

 

 

 

YBIRÁ PE ARVORISMO: Significa "Caminho das Árvores" em tupi guarani, proporciona a oportunidade de observar a vida selvagem das copas de árvores centenárias, de onde é possível observar animas silvestres como macaco, pássaros, etc. Ao final do passeio um banho de cachoeiras no rio Formoso.

Duração: Meio Dia.
Distância: 8 km
Idade mínima: 07 anos.

 

 

 
TRILHA BOIADEIRA QUADRICICLO: Realizado em quadrículos acompanhados por monitor, passando por mata e vários obstáculos, onde pode observar várias espécies de aves e animais silvestres. A rota ainda hoje é utilizada pelas comitivas, sendo comum durante o passeio encontrar boiadas pelo caminho. O passeio tem duração de aproximadamente 8 km de pura adrenalina e emoção. OBS: Usar calça e tênis.

Duração: Meio Dia.
Distância: 3 km
Idade mínima: 05 anos.

 

 

 
CAVALGADA RECANTO DO PEÃO: Nas opções diurna e noturna, a cavalgada oferece ao visitante uma encantadora experiência sobre a vida do homem do campo. Durante o percurso de aproximadamente 5km (média de 02:30) é possível contemplar as belezas da fauna e flora típicas do cerrado sul-mato-grossense e reviver a história das tradicionais comitivas pantaneiras.

Duração: Meio Dia.
Distância: 2 km
Idade mínima: Livre.

DISCOVERY RIO FORMOSO: Em um dos trechos mais bonitos do rio Formoso, é ideal para quem quer experimentar a sensação de mergulhar com equipamento scuba. O trecho é de 300m em meio a cardumes de peixes, troncos submersos e formações calcárias. O auge do passeio é quando o visitante passa entre as bolhas por baixo da cachoeira Champagne. Profundidade média de 4m. OBS: Não há necessidade de certificação.

Duração: Meio Dia.
Distância: 6,6 km
Idade mínima: 10 anos.

 

 

 
VER GALERIA COMPLETA RIO DA PRATA: Esse mergulho é fascinante, por acontecer em águas tão cristalinas que impressionam até os que já têm experiência em mergulho, poderão experimentar a sensação de estar no meio dos mais variados cardumes de peixes, o percurso é de 600m, com profundidade de 3m a 7m. OBS: Mergulho batismo, não há necessidade de certificação.

Duração: Meio Dia.
Distância: 50,2 km
Idade mínima: 10 anos.

 

 

 

 
VER GALERIA COMPLETA LAGOA MISTERIOSA: O mergulho é feito numa exótica lagoa cuja formação é denominada dolina, inundada pelas águas azuis com mais de 260m de profundidade. O mergulho pode ser explorado até 8m (batismo), até 18m (open water scubadiver) e até 25m (advanced open scubadiver). OBS: Opera somente de abril a inicio de outubro.

Duração: Meio Dia.
Distância: 50,2 km
Idade mínima: 10 anos.

 

 

 

 
VER GALERIA COMPLETA ABISMO ANHUMAS RAPEL E MERGULHO: Uma verdadeira viagem ao centro da terra que se inicia com o rapel de 72m através de uma fenda na rocha, seguido de um passeio de bote inflável e depois mergulho autônomo no lago de águas tão cristalinas que a visibilidade é de até 60m. A experiência de ficar frente a frente com a floresta de cones de até 17m de altura é incrível. OBS: É obrigatório treinamento no dia anterior e apresentação da credencial de mergulho mínimo BASICA.

Duração: Dia todo.
Distância: 20,8 km
Idade mínima: 12 anos.

VER GALERIA COMPLETA ABISMO ANHUMAS RAPEL E FLUTUAÇÃO: O único acesso ao interior da caverna é através do rapel com 72m equivalente a um prédio de 30 andares, na descida o visitante poderá apreciar as belíssimas formações da caverna e um lago de águas cristalinas, sua dimensão pode ser comparada a um campo de futebol e a profundidade do logo passa de 80m, depois da flutuação, vem o desafio da subida.

Duração: Dia todo.
Distância: 20,8 km
Idade mínima: 11 anos / 30 kg.

 

 

 
VER GALERIA COMPLETA BOCA DA ONÇA: Sua plataforma de 34m de comprimento se projeta no abismo, proporcionando uma deslumbrante vista do Cânion do rio Salobra. Após o rapel de 90m que é considerado o mais alto do Brasil, a trilha continua passando por diversas cachoeiras com paradas para banho, inclusive na cachoeira Boca da Onça que é a mais alta do estado com 156m de altura. OBS: O treinamento antecipado é obrigatório.

Duração: Dia todo.
Distância: 59 km
Idade mínima: 11 anos

VER GALERIA COMPLETA LAGO AZUL: Uma trilha de 300m leva até a entrada da caverna que é o cartão de visitas de Bonito. Vale a pena descer os 298 degraus contemplando os espeleotemas e o lago azul, cujas dimensões a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta, dentro do lago com mais de 90m de profundidade, longe dos olhos dos visitantes, estão os fósseis pré-históricos do tigre de dente de sabre e da preguiça gigante.

Duração: meio dia.
Distância: 19 km
Idade mínima: 05 anos

 

 

 
SÃO MIGUEL: No receptivo o visitante pode observar pássaros como: Guaxes, Surucuá, Sanhaços, Araras e animais silvestres. O acesso à entrada da caverna é feito através de uma ponte pênsil em meio ao cerrado com vista para as copas das árvores. Por ser uma cavidade seca o visitante pode caminhar ao lado dos espeleotemas, possibilitando um maior contato com essas obras de arte da natureza. OBS: Uso obrigatório de tênis.

Duração: meio dia.
Distância: 15,5 km
Idade mínima: 05 anos

 

 

 
SÃO MATEUS: No receptivo o museu dos índios kadiwéus, possui um acervo de objetos históricos e animais empalhados. Para chegar à entrada da gruta o visitante tem que passar por uma ponte suspensa e percorrer uma trilha. Devido à iluminação artificial é mais fácil visualizar as maravilhosas formações rochosas. OBS: Uso obrigatório de tênis.

Duração: meio dia.
Distância: 3,6 km
Idade mínima: 05 anos

VER GALERIA COMPLETA BOCA DA ONÇA: A caminhada de aproximadamente 400m passando por cachoeiras cristalinas inclusive a Boca da Onça que é a mais alta do estado com 156m de altura, depois vem à escadaria com 886 degraus de onde é possível avistar o cânion do rio Salobra que é um afluente do rio Miranda. O passeio tem compromisso com a qualidade e segurança. No receptivo há duas piscinas naturais com peixes típicos da região.

Duração: dia todo.
Distância: 59 km
Idade mínima: Livre

 

 

 
RIO DO PEIXE: Uma fascinante caminhada de 2.400m na fazenda Agua Viva, onde se pode curtir e relaxar nas cachoeiras entre cardumes de peixes nas piscinas naturais e salto de carretilha nos rios Olaria e do Peixe. Após o delicioso almoço que é famoso na região. O visitante poderá interagir com os animais, alimentar macacos e tirar fotos com as araras e outros animais silvestres, acompanhado pelo dono da fazenda.

Duração: dia todo.
Distância: 33,7 km
Idade mínima: Livre

 

 

 
CEITA CORÊ: Na língua tupi-guarani “Terra de meus filhos”. Além da trilha de 400m na mata ciliar do rio Chapeninha, com parada para banho nas cachoeiras, a visitação na exótica nascente de águas cristalinas, que aguça a imaginação, pois é considerada uma das cavernas mais profundas do mundo, com vazão de 1300 lts de água por segundo. O almoço servido em umas belas e tradicionais sedes de fazenda da região.

Duração: dia todo.
Distância: 35,9 km
Idade mínima: Livre

 

 

 
VER GALERIA COMPLETA ESTÂNCIA MIMOSA: A caminhada de 2.800m na mata ciliar do rio Mimoso em meio a árvores centenárias e animais silvestres, com vista privilegiada do cerrado e morraria da região. Com paradas para banho em cachoeiras com piscinas naturais, plataforma para salto e um passeio de 500m no barco a remo. O receptivo é muito convidativo e no lago é possível avistar jacarés.

Duração: meio dia ou dia todo.
Distância: 22,6 km
Idade mínima: 03 anos

 

 

 
PARQUE DAS CACHOEIRAS: Durante a caminhada interpretativa de 1.700m na mata ciliar do rio Mimoso, o visitante poderá observar a fauna e flora local e se deliciar em revigorantes mergulhos nas águas límpidas, proporcionando o descanso do corpo e da mente em meio a uma paisagem exuberante. Além de conhecer as formações de tufas calcárias, pequenas cavernas, piscinas naturais e tirolesa.

Duração: meio dia.
Distância: 17,2 km
Idade mínima: Livre

 

 

 

 
VER GALERIA COMPLETA CACHOEIRA SERRA DA BODOQUENA: A trilha tem início a partir da sede da fazenda, num percurso de 2.500m o visitante irá desfrutar de oito paradas para banho, com belíssimas cachoeiras e piscinas naturais do Rio Betione. Percirre-se ainda uma trilha de 550m margeando o Rio, para ter acesso a última cachoeira, um espetáculo à parte, com suas águas cristalinas, de onde será feito o embarque para o passeio de bote, descendo através do leito do rio até retornar ao balneário. O passeio possui ainda uma extensa área de banho (balneário) com a tirolesa, quiosque (bar), cadeiras para descanso e quadra de vôlei de areia.

Duração: Dia todo.
Distância: 65 km
Idade mínima: Livre

BALNEÁRIO DO SOL: Oferece a possibilidade de nadar nas piscinas ou próprio rio Formoso com várias espécies de peixes e lindas cachoeiras fazendo parte do cenário. Possui quadra de vôlei, futebol de areia, carretilha, plataforma para salto e restaurante, além de quiosques com churrasqueiras e sanitários (adaptados para cadeirantes). É um lugar apropriado para passar o dia e se refrescar.

Duração: Livre.
Distância: 11,2 km
Idade mínima: Livre

 

 

 

 
BALNEÁRIO MUNICIPAL: Em um trecho privilegiado do rio formoso, em meio às águas cristalinas que permitem uma visão de peixes de cores e tamanho variados. Dispõe de estacionamento, quadras de vôlei e futebol de areia, lanchonetes e restaurantes, além de quiosques com churrasqueiras e sanitários (adaptados para cadeirantes). É um lugar apropriado para passar o dia e se refrescar.

Duração: Livre.
Distância: 6,4 km
Idade mínima: Livre

 

 

 

 
PRAIA DA FIGUEIRA: A imensa figueira com mais de 25 anos de idade originou o nome desse balneário, a lagoa de 60.000m2, onde o visitante poderá nadar, mergulhar e praticar outras atividades como caiaque, tirolesa, pedalinho e vôlei de areia. Além de poder flutuar nas águas do rio Formoso, um local cercado de muito verde e ótima infraestrutura.

Duração: Livre.
Distância: 15,7 km
Idade mínima: Livre