Refúgo da Ilha
ESTRUTURA
As acomodações conservam a simplicidade, rusticidade e conforto de nosso Brasil rural com muito estilo. São 8 aconchegantes apartamentos, devidamente equipados com banheiro privado com chuveiro quente, ar-condicionado, ventilador de teto, camas do tipo king-size, janela teladas r produtos para cama e banho. A higienização, organização e reposições ocorrem diariamente ou conforme solicitação.
A pousada ainda possui charmosos recantos internos e externos, tais como sala-de-estar, uma sala de vídeo, uma pequena biblioteca, uma lojinha e duas varandas. São dois restaurantes - cada um com seu bar -, um interno para jantar e café-da-manhã e outro externo à beira do rio Salobro para almoço. Um banheiro externo, caramanchões ao redor da pousada e um deck para apreciação do rio e mergulho. Em nossa pousada os hóspedes ainda podem contar com acesso fácil e gratuito à internet WI-FI.
REFEIÇÕES
São 3 refeições já incluídas no pacote:
- Café-da-manhã colonial e regional, com frutas frescas, cereais, sucos naturais, pães, biscoitos, bolos e geleias caseiras, queijo, iogurte natural.
- Bufê de almoço com sobremesa, com variedades de legume, saladas e pratos regionais.
- Janta com bufê variado e sobremesa, tenso uma gastronomia mais leve e internacional.
E ainda um lanche de fazenda no meio da tarde (servido bolos, biscoitos caseiros). Também há sempre frutas e guloseimas disponíveis a qualquer hora ao alcance dos hóspedes.
Nossa gastronomia é uma perfeita combinação de sofisticação com a popular fartura culinária das fazendas do interior. Um cardápio diversificado para agradar a todos os gostos: pratos diversos da cozinha mundial com a simplicidade da comida regional. Servimos o melhor da carne brasileira, mas com maravilhosas e gostosas variedades para vegetarianos. Verdes e legumes provém de uma autêntica horta orgânica da próxima cidade de Miranda onde realmente nenhum agrotóxico é utilizado no processo de produção. Diversidade, sofisticação, qualidade e capricho na elaboração dos alimentos. Estes são os conceitos que resumem o cuidado com o paladar dos hóspedes.
Nossas atividades almejam abranger os mais diversos nichos do Pantanal do Salobra e em diferentes momentos do dia, sempre privilegiando os horários mais agradáveis e de maior possibilidades de avistamento da fauna e flora.
O Rio Salobro, com sua nascente na Serra da Bodoquena, é curiosamente diferente de muitos rios do Pantanal. Primeiro que suas águas são na maior parte do ano cristalinas. A pesca é proibida por lei e, portanto sem a poluição sonora de embarcações. É ornado por gigantes aguapés e diversa vegetação aquática. Na maior parte de seu percurso o rio é estreito, fato que possibilita uma incrível aproximação dos animais. Com o acompanhamento dos nossos guias especializados é possível, em determinadas épocas do ano, ficar-se por horas a fio observando o comportamento das espécies raras como lontras, ariranhas e antes, já que pouco se importam com a discreta presença de nossas embarcações.
São duas atividades por dia: uma pela manhã, logo após o café até quase antes do almoço e outra no tarde indo ao fim-do-dia.
As atividades serão cuidadosamente selecionadas dependendo do clima e época do ano, sendo que os hóspedes ficam sabendo de sua programação no dia anterior de sua atividade, pela noite, logo depois da janta. Para evitar o sol intenso do dia, as atividades acontecem preferencialmente no cedo da manhã e no meio da tarde. Nesses horários a movimentação de animais e aves é bem maior sendo então também a maior probabilidade de avistá-los.
Os grupos de passeis não tem mais do que 6 pessoas, para que seja o máximo possível silencioso e tendo todos focados na atenção do guia, tendo assim mais chances na observação da vida silvestre, já que os distúrbios sobre o meio-ambiente não acontecem em grupos pequenos.
Nossos passeios são então caracterizados como ecológicos e de baixo impacto ambiental.
Cronograma
Campo Grande - Receptivo
Assistência e receptivo no aeroporto de Campo Grande.
Saída a combina devido ao transfer ser privativo.
Check-in no hotel no Pantanal.
Início das Atividades – passeios Jantar pernoite.
Observação importante:
Todos os passeios descritos acima serão realizados de acordo com o pacote fechado, sendo organizados e agendados pelo Hotel, de acordo com o clima / tempo sendo acompanhados de guia pantaneiro local em Língua Portuguesa.
Ultimo dia: Pantanal – Bonito.
Café da Manhã/descanso.
Após um breve descanso, check-out da Fazenda San Francisco.
Check out as 09:00 horas da manha chegada em Bonito para almoço.
Incluído no Pacote.
Numero de noites na Pousada Refugio da ilha .
Hospedagem com pensão completa em apartamentos telados, com ar condicionado e ventilador de teto, banheiro privativo.
Passeios diários* com guias locais
Pensão completa no Pantanal- Café da Manha/Almoço e Janta.
Passeios listados acima –
Transporte privativo Campo Grande/Pantanal/ Campo Grande/ Bonito.
Receptivo - Assistência no Aeroporto Internacional de Campo Grande.
Guia regional – Português.
Não Incluído no Pacote.
Bebidas, telefonemas, taxas de serviço, extra de caráter pessoal, alimentação e o que não estiver mencionado no pacote.
Passagens aéreas consultar com nosso pessoal e fazemos para você.
Guia bilíngue - consultar .
CHECK IN:
1. Para almoço: a partir das 10:30 as 12:00horas.
2. Para o passeio da tarde: até as 14:30horas.
3. Para o jantar: até as 19:00horas.
CHECK OUT:
I – O QUE OS HÓSPEDES DEVEM LEVAR (necessário):
BINÓCULO / CAPA DE CHUVA / TÊNIS longo, p/ caminhada e cavalgada / ROUPAS SIMPLES, de cores neutras / LANTERNA.
Itens à venda no local: CHAPÉU / REPELENTE
1. DIA DE SAÍDA: Não há passeios incluídos no dia de check out, salvo nos pacotes especiais, acordados previamente.
2. PERMANÊNCIA ESTENDIDA: Visitantes podem optar, desde que combinado previamente, por permanecerem após horário de check out (ver página 1, item D), mas devem liberar o(s) apto(s) até as 10:30. Fica a disposição banheiro externo e todo o restante da estrutura da pousada.
3. PASSEIOS: A ordem, o tipo e os horários dos passeios ficam a critério da pousada, sempre se levando em consideração o clima, as condições de segurança e visando o melhor aproveitamento dos hóspedes.
4. PESCA: O rio Salobra foi decretado como rio cênico e, portanto fica proibida a pesca em seu leito, permanecendo possível a pesca de caniço somente nas baías e corixos da propriedade, sem direito a levar o pescado.
5. EXTRAVIOS E DANOS: A pousada não se responsabiliza por perdas ou danos causados nos equipamentos e/ ou objetos dos hóspedes durante os passeios ou estadia. No caso de objetos encontrados, fica sob a responsabilidade do hóspede o pagamento do envio do mesmo.
6. E importante observar as informações .
K - SOBRE A POUSADA E SEUS SERVIÇOS:
Perguntas Mais Freqüentes:
1. O que é o Refúgio da Ilha? É um aconchegante e antigo casarão de fazenda adequado as reais necessidades daqueles que visitam a vida selvagem sem dispensar o bom conforto, higiene e uma ótima culinária local. As margens do rio Salobra são fincadas numa ilha fluvial, a pousada também é sede de uma fazenda de pecuária e oferece passeios diários aos seus hóspedes num dos mais ricos e abundantes ecossistemas do planeta. A pousada oferece um número limitado de leitos, o que torna o local mais privativo, de público mais seleto, ambiente silencioso e com altíssima qualidade de atendimento, já que os proprietários são os anfitriões da casa.
2. Como é a infra-estrutura da pousada? O casarão conta com 08 apartamentos, sala de café da manhã e jantar, caramanchão junto ao rio p/ almoço, bar* e redário. Sala de estar com vídeos de natureza e uma pequena biblioteca, varandas, banheiros externos, píer, um bar* interno e uma lojinha com produtos artesanais, aconchegantes espaços para leitura.
Para atividades fora do horário de passeios: a pousada é circundada por baías onde se pode apreciar a fauna local ou até mesmo pescar piranhas. O rio Salobra de águas calcáreas e cristalinas está a 40 metros da pousada e é um convite para um mergulho durante o escaldante verão.
* bar pequeno, auto-serviço.
3. Como são as acomodações? São, no total, 8 apartamentos (2 duplos - sendo que 2 apartamentos triplo e 3 quádruplo, 1 quintuplo-sendo esse anexo com 03 camas, ar privativo e porta separando ambiente), telados, com ventilador de teto, ar condicionado, banheiro privativo com chuveiro elétrico e box.
4. Qual o tipo de culinária servida?
Culinária regional.
5. Quais são os passeios que a pousada oferece?
- Passeio de barco a motor (4 tempos) pelo rio Salobra, rio Miranda e corixos da fazenda.
- Descida de rio com barco a motor elétrico;
- Cavalgada pelos campos, matas e alagadiços;
- Canoagem no rio Salobra e corixos;
- Caminhadas pelas trilhas, estradas e campos;
- Passeio em jipe militar 4x4 pelos campos, estradas e trilhas.
OBS: A quantidade e tipo de passeio dependem do tempo de estadia.
6. Como são realizados os passeios? Geralmente são feitos cedo pela manhã e à tardinha, com duração de 2 a 4 hrs, em grupos de no máximo 8 pessoas, onde o guia está sempre atento a movimentação da fauna. O objetivo é fazer com que o visitante consiga observar a biodiversidade, a geografia, a hidrografia e cultura do Pantanal.
7. Como é o ecossistema do Refúgio da Ilha? A pousada e fazenda estão localizadas no início sul do Pantanal, num pequeno delta que o rio Salobra forma ao se dividir em vários e pequenos braços que deságuam no rio Miranda. A abundância de água, a excelente preservação e conservação e a proximidade com a Serra da Bodoquena fazem do pequeno delta uma das mais ricas e exuberantes regiões do Pantanal.
8. Que animais podem ser vistos nos passeios? Não há como garantir que o hóspede irá ver estes ou aqueles animais num passeio, pois a natureza é imprevisível. Porém, a média mínima numa estadia de 3 dias é a observação de 2 espécies novas de mamíferos/DIA e 20 espécies novas de aves/DIA. No total, já foram observadas mais de 35 espécies de mamíferos (incluindo a onça-pintada), 352 espécies de aves, 2 espécies de jacarés e uma infinidade de outras espécies da fauna e flora pantaneira.
Atividades desenvolvidas no Pantanal Refúgio da Ilha
Passeios de barco, a montante e jusante dos rios; e em épocas de cheia, adentrando vazantes, baías, corixos e alagados;
Passeios de jeep pelos diferentes ambientes da ilha e entorno, com focagem noturna logo após o anoitecer;
Em baías, corixos e descida silenciosa pelos rios;
Cavalgada pela savana pantaneira, trilhas de matas e alagados;
Em matas, campos, trilhas e estradas internas.