Recomendações sobre o que levar ao Pantanal
Para maior comodidade durante os passeios, recomendamos levar na bagagem alguns itens:
- Roupas casuais, confortáveis e resistentes. Bermudas e camisetas são apropriadas para algumas atividades, embora você também deva trazer calças compridas. A camisa de mangas compridas de cor clara é também muito útil, contra o sol e insetos. É importante considerar que as roupas escuras como preto e azul escuro atraem mosquitos;
- Sapatos confortáveis, como tênis para caminhada pelo menos, dois pares, principalmente porque durante a estação das águas geralmente ficam molhados após as atividades. Nas áreas comuns do hotel, sandálias e chinelos são seguros;
- Chapéu ou boné;
- Repelente de insetos - o que deve ser levado com você durante as atividades;
- Protetor ou bloqueador solar;
- Óculos de Sol com filtro UV;
- Câmera fotográfica, cartões de memória, cabos e baterias;
- Binóculos - extremamente útil durante as atividades;
- Capa de chuva e lanterna;
- Ao visitar o Pantanal no período de junho a agosto, certifique-se de trazer casacos mais pesados, pois como frentes frias atingem o Pantanal muito de repente, a temperatura pode cair drasticamente.
Condições Climáticas
O Pantanal é uma planície lisa, naturalmente aberta e sem grandes montanhas para bloquear as frentes frias. Por isso, a temperatura pode variar muito em um curto período.
O verão é quente, com temperaturas em torno de 25ºC a 40ºC. Durante o inverno, o clima é ameno e seco, com temperatura variando entre 18ºC a 30ºC, mas a frente fria ocasionalmente pode trazer temperaturas tão baixas quanto 8ºC. Então, se você planeja visitar o Pantanal a partir de junho a agosto, é importante estar preparado para estas frentes frias repentinas.
Qual é a melhor época para visitar o Pantanal?
O Pantanal muda de cenário a cada estação, mas é sempre exuberante. Cada uma das estações possui características próprias, variando de acordo com a presença ou não das chuvas. A precipitação anual do pantanal é em média 1500 mm, mas com grande concentração nos meses de novembro a março.
Estação das Águas – Período de Dezembro a março
Com as chuvas de verão parte do Pantanal fica alagado, a fauna e a flora se revigoram e o Pantanal atravessa uma de suas épocas mais exuberantes. As principais características desta época são as mais belas paisagens, com água por todas as partes e muitas aves aquáticas, como o tuiuiú, os cabeças-secas, o carão, patos, marrecas e garças.
Entre os mamíferos mais comuns podemos encontrar a capivara, o lobinho e os veados: campeiro e catingueiro. As plantas aquáticas estão em reprodução e podemos observar as mais diferentes formas e cores nas baías e corixos, além de muitas borboletas e outros insetos muito interessantes. Também é a época de se observar o mais lindo pôr-do-sol do ano.
Estação da Vazante - Período de Abril a junho
Em Abril, as chuvas param e o nível das águas começa a baixar formando lagoas e poças d'água, onde milhares de peixes ficam presos, servindo de banquete às aves aquáticas, que se concentram nestas regiões.
A temperatura fica mais amena, e as noites mais estreladas. Os mamíferos que se dispersaram na estação da cheia começam a retornar e dar o ar de sua graça. Com sorte podemos observar espécies como queixadas e catetos, o cervo-do-pantanal, e os macacos: bugio e prego.
Estação da Seca - Período de Julho a outubro
É o melhor período para a observação da vida selvagem. A falta de chuvas encolhe as lagoas, revelando a planície e facilitando o transporte por terra. Os campos começam a secar, oferecendo vastas áreas para pastagem, onde os mamíferos buscam alimento e água nas poças d’água remanescentes.
A partir de agosto ocorre a floração dos ipês, localmente chamados de piúvas (rosas) e paratudos (amarelos). As aves entram na estação reprodutiva, vocalizando muito e com suas plumagens em melhor estado. Também é a melhor época para observar os tamanduás, quatis e mãos-peladas.
Estação da Enchente - Período de Novembro e dezembro
É o período em que chove bastante no Pantanal, mas não o suficiente para alagar. Devido ao longo período de seca, demora um tempo para que o solo sature de água a ponto de transbordar. Também é a época de muita fartura de alimento para as aves que iniciaram sua reprodução nos meses anteriores, sendo muito comum avistarmos filhotes se alimentando com seus "pais".